Segundo a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010, os resíduos sólidos são “material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido”. A mesma lei define como destinação final ambientalmente adequada a “destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa”.
O Brasil é considerado um grande gerador de resíduos, esse fato pode estar associado ao acelerado crescimento econômico, aumento no consumo de produtos industrializados e o baixo reaproveitamento, ou seja, reciclagem. Pelo grande número de resíduos gerados, muitas vezes, eles são descartados em locais inadequados, ocasionando severos problemas ambientais, sociais, de saneamento e saúde pública. O aquecimento global é um desses problemas ambientais que ocorre devido aos Gases do Efeito Estufa (GEE). A decomposição da matéria orgânica libera metano. Quando ocorre a queima inadequada desses resíduos, pode gerar dióxido de carbono, óxido nitroso e hexafluoreto de enxofre.
Esses gases citados anteriormente além dos vapores de água, CFCs e ozônio são os causadores do efeito estufa da atmosfera (JUNGES et al, 2018).
No geral, o efeito estufa é benéfico para o planeta, pois através dele uma quantidade de calor é mantida, funcionando como um cobertor e a outra parte são expelidos da atmosfera. Em um ambiente adequado, os gases produzidos são absorvidos pela natureza através da fotossíntese. Porém, quando esses gases são produzidos de forma indiscriminada a natureza não consegue absorvê-los e eles ficam soltos pela atmosfera fazendo com que haja um aumento da temperatura e da poluição. Veja abaixo a ilustração para melhor visualização:
O aquecimento global é extremamente prejudicial para a população em geral. Ele modifica o ecossistema através da desertificação e o derretimento das geleiras, como por exemplo.
Sendo assim, o cuidado com os resíduos gerados é de suma importância, devendo ser realizada a sua destinação final de forma adequada e desta forma evitar que os gases do efeito estufa sejam gerados contribuindo para que não haja o aquecimento global.