A geração de resíduos das festas de final do ano

Final de ano é sinônimo de festas e confraternizações, seja na empresa, com amigos ou familiares. Partindo desse pressuposto, a geração de resíduos teve um crescimento exponencial, desencadeando diversos prejuízos ambientais e sociais, como por exemplo, o grande número de resíduos nas ruas que entopem bueiros dificultando o escoamento da água da chuva, que nessa época do ano é bem volumoso, aumentando as chances de enchentes, além de atrair animais como roedores, transformar negativamente a estética daquele ambiente e de prejuízos sanitários.

No mês de dezembro é esperado que haja um aumento de até 20% dos resíduos domiciliares, correspondentes a lixos como: sacolas, embalagens de presentes, restos de alimentos, enfeites, embalagens de bebidas, dentre diversas outras fontes.

Mas como minimizar os impactos desses resíduos?

Sendo assim, separamos algumas dicas que podem ser usadas durante esse período de festas, e também durante todo o ano a fim de minimizar o alto índice do acúmulo de resíduos, diminuindo seus efeitos sobre a população e o meio ambiente:

Compostagem

No período de final de ano há muitas sobras de alimentos, para não desperdiçá-los é possível fazer sua compostagem. É um processo natural de decomposição, transformando-os em adubos. Ela pode ser feito de forma bem simples e prática, basta fazer pequenos furos em algum recipiente com tampa (como uma vasilha de sorvete), adicionar uma camada de terra, depois a matéria a ser decomposta, e posteriormente mais uma camada de terra, cobrindo todo esse resíduo, se possível, deve adicionar minhocas para acelerar o processo de decomposição e melhorar o resultado.

Reutilização

As embalagens podem ser reaproveitadas como as vasilhas plásticas, papel de presente e sacolas de presente. Os enfeites já usados em outras festas também podem ser reutilizados, evitando gastos desnecessários e reduzindo o acúmulo de objetos.

Reciclagem

Alguns materiais são passíveis de reciclagem, como garrafas pet, latas de alumínio, papéis, entre outros, que devem ser separadas dos demais resíduos e postas em um local para a coleta seletiva.

Limpeza

Manter sua casa limpa e livre de resíduos é importante e benéfico. É também primordial manter sua calçada limpa, varrendo-a, não deixando acumular resíduos, devendo descartá-los de forma correta.

E você, como tem tratado os seus resíduos? Que tal aplicar hoje mesmo essas dicas na sua casa ou mesmo na sua empresa?

Facebook
Twitter
LinkedIn